Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-06-24 às 19h45

Governo inaugura Centro de Documentação dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra

Ministras do Mar, Ana Paula Vitorino, e da Cultura, Graça Fonseca, na inauguração do Centro de Documentação dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, Barreiro, 24 junho 2019
As Ministras da Cultura, Graça Fonseca, e do Mar, Ana Paula Vitorino, inauguraram o novo Centro de Documentação dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, um investimento de 300 mil euros que reúne um acervo documental desde o tempo da expansão portuguesa.

Ana Paula Vitorino destacou o facto de o centro ser no Barreiro, que «tem uma história de vida ligada à primeira industrialização do País, e muito ligada ao mar, ligada à atividade portuária», acrescentando que «faz todo o sentido que algo relacionado com o mar, com os portos, seja no Barreiro».

O Centro de Documentação fica a cerca de 30 quilómetros de cada um dos portos e surge numa área «em que foram construídas as naus que foram utilizadas» no período da expansão. «Desde então, até agora, há uma série de projetos, monografias, fotografias notáveis, que estavam escondidas em salas, e agora estamos a recuperar e a fazer a digitalização de todo o acervo histórico dos três portos», acrescentou.

A Ministra do Mar referiu que esta «é uma marca de modernidade mas também de aproximação aos cidadãos, que poderão consultar estes documentos de uma forma fácil através da internet», sublinhando o objetivo de continuar a investir na digitalização e nos programas informáticos que vão fazer a gestão de toda a informação portuária.

A Ministra da Cultura realçou a ligação que existe entre a cultura portuguesa e o mar, acrescentando que o novo centro é um dos projetos que tem vindo a ser desenvolvido para «mostrar como a cultura e o mar têm muito mais a ver, na sua origem e na forma como se cruzam, do que se pensa».
Tags: mar, portos, cultura
Áreas:
Cultura, Mar