Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-09 às 10h41

Governo e Google celebram acordo para dar visibilidade mundial aos museus e monumentos nacionais

Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes

O Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, preside à assinatura de um acordo com a Google para integrar as coleções dos museus e monumentos nacionais tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) numa plataforma online.

Esta plataforma inclui as mais prestigiadas organizações culturais do mundo, dando uma enorme projeção à cultura nacional.

O protocolo será assinado às 17h30, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, antecedendo o jantar de encerramento da Web Summit, a cimeira de tecnologia e empreendedorismo que, pelo 2.º ano consecutivo, decorre em Portugal.

Audiências globais em ambiente digital

Nesta primeira fase, a parceria com a Google abrange os acervos de sete museus nacionais: Arqueologia, Arte Antiga, Arte Contemporânea/Chiado, Traje, Teatro e Dança, Azulejo e Coches. Até ao final de 2018, o acordo alargar-se-á ao conjunto dos museus e monumentos sob alçada da DGPC.

Os conteúdos em alta resolução da plataforma, que passam a estar permanentemente acessíveis online, beneficiarão ainda da inclusão em exposições virtuais temáticas, possibilitando o enquadramento das coleções nacionais em contextos internacionais.

Este acordo insere-se no âmbito dos objetivos da Ação Cultural Externa, designadamente a projeção da cultura portuguesa no exterior, permitindo uma divulgação universal das obras de arte de excelência dos museus nacionais.

O Instituto Cultural da Google assegura o uso das tecnologias mais avançadas para digitalização de conteúdos em ultra resolução, a visualização virtual de interiores e a captura de imagens panorâmicas, recursos estes que representam novas formas de fruição artística e acesso ao conhecimento, posicionando o País na vanguarda da conquista de audiências globais em ambiente digital.

Áreas:
Cultura