Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-01-17 às 18h55

Governo disponibiliza 2 milhões de euros para reabilitação de infraestruturas desportivas

Com uma verba superior aos dois anos anteriores, as candidaturas para o Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID) já estão abertas. O PRID tem como objetivo promover a modernização e a reabilitação do parque desportivo dos clubes e das associações de base local, o que é uma aposta estratégica do Governo.

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, destacou o aumento da receita: «Em 2019 o Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas está de volta com 2 milhões de euros para financiar a requalificação de infraestruturas desportivas. Nos dois primeiros anos tivemos 172 clubes que acabaram por usufruir de um investimento do IPDJ de 2,5 milhões de euros, sendo um milhão no primeiro e 1,5 milhões no segundo. E agora temos um aumento significativo, que permitirá às entidades poderem alavancar este financiamento com o cofinanciamento por parte das autarquias ou por parte das próprias entidades».
 
O investimento global neste programa nos dois primeiros anos foi de cerca de 6 500 000€, com uma comparticipação de 2 500 000€ do Instituto Português de Desporto e Juventude. 

«As duas primeiras edições vieram provar a importância desta aposta estratégica para promover a requalificação de infraestruturas desportivas que estão ao serviço das populações. E os clubes e as associações locais acabam por prestar um serviço, ao disponibilizar atividades que satisfazem as necessidades desportivas e culturais dessas mesmas populações», disse o Ministro. 

«Por isso, este programa é tão eficaz para poder efetivamente requalificar um conjunto de instalações dos clubes, designadamente os pavimentos desportivos, as coberturas, os balneários ou, por exemplo, a construção e reparação de redes de equipamentos de gás, água e eletricidade ou a eficiência energética também tão importante nos dias de hoje», acrescentou.

As candidaturas para o Programa, destinado a clubes e associações desportivas de Portugal continental, decorrem até dia 15 de fevereiro, às 23h59 e são feitas online. As candidaturas pressupõem registo prévio da entidade candidata na plataforma de candidaturas a programas de apoio do IPDJ.
 
As despesas elegíveis abrangem intervenções diversificadas relacionadas com renovação, reabilitação e conservação de instalações dos clubes, designadamente:
-   Pavimentos desportivos;
-   Coberturas e paredes;
-   Vestiários - balneários e valências neles existentes;
-   Instalações sanitárias;
-   Construção ou reparação de redes e equipamentos de gás, água e eletricidade;
-   Reparação de sistemas de tratamento de água de piscinas;
-   Construção ou reparação de vedações;
-   Adaptação da instalação existente, assegurando a acessibilidade de indivíduos com mobilidade condicionada;
-   Melhorias que tenham como fim a eficiência energética das instalações existentes;
-   Obras de ampliação das valências existentes;
-   Substituição de elementos construtivos que contenham poeiras/ fibras de amianto;
-   Outras obras que venham a ser consideradas pertinentes ao desenvolvimento das atividades desportivas da entidade candidata.
 
Para mais informações, consulte o site do IPDJ.

Tags: desporto
Áreas:
Educação