Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-11-06 às 15h57

Governo destaca reforço de elementos na GNR e nos bombeiros

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, preside ao briefing técnico-operacional do Centro de Coordenação Operacional Nacional (CCON), na Autoridade Nacional de Proteção Civil, Oeiras, 6 novembro 2018
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, destacou o reforço que vai ocorrer em 2019 de 300 elementos no Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR e a criação de 40 Equipas de Intervenção Permanente nos bombeiros.

Em Oeiras, no briefing técnico-operacional do Centro de Coordenação Operacional Nacional (CCON), na Autoridade Nacional de Proteção Civil, Eduardo Cabrita realçou ainda que vai ser «relançado o corpo da guarda florestal com mais 200 elementos».

O encontro serviu para apresentar o balanço e avaliar o combate aos incêndios em 2018 e o Ministro sublinhou que «foram dados passos muito sólidos no sentido da criação de uma grande coesão entre todas as instituições públicas» e foi feito um «trabalho muito próximo com as estruturas de bombeiros voluntários e profissionais».

Os passos de reforço das várias estruturas de auxílio à prevenção e combate aos incêndios vão ao encontro do que já aconteceu em 2018, com o GIPS a ter sido reforçado com 500 elementos além da criação de 120 Equipas de Intervenção Permanente nos corpos de bombeiros voluntários.

Eduardo Cabrita afirmou também que foi «reforçada a ação preventiva, a profissionalização do sistema e incorporado conhecimento, que foi decisivo sobretudo no sistema de apoio à decisão».

O ano de 2018 teve o segundo valor mais reduzido em número de incêndios e o terceiro valor mais reduzido de área ardida, naquilo que são «resultados extremamente positivos» mas que exigem continuar a fazer mais e melhor, sobretudo na ligação entre instituições e bombeiros, na qualificação do sistema através da revisão do sistema de formação, e no reforço da prioridade dada à limpeza da floresta.