Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-29 às 16h59

Governo destaca campanha de sensibilização contra abandono de animais

Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, durante uma visita às instalações da Casa dos Animais, Lisboa, 29 março 2018 (Foto: Tiago Petinga/Lusa)
O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, salientou a importância da «adoção responsável» de animais de companhia, durante uma visita às instalações da Casa dos Animais, em Lisboa, no âmbito da Campanha de Sensibilização Contra o Abandono de Animais.

«Estamos a promover uma campanha no sentido de tentar inverter a tendência que tem vindo a verificar-se nos últimos anos, em que se tem registado um aumento crescente do abandono dos animais», afirmou o Ministro. Capoulas Santos sublinhou a importância do tema «sobretudo a partir do momento em que existe uma legislação [aprovada em agosto de 2017] que proíbe a eutanásia dos animais», referiu.

Luís Capoulas Santos afirmou que «as casas de acolhimento não devem ser transformadas em depósitos de animais por tempo indeterminado» e explicou que o Governo disponibilizou já cerca de 500 mil euros para ações de esterilização e um milhão de euros para apoiar o reequipamento e modernização das instalações de acolhimento, os chamados Centros de Recolha Oficial.

«Muitas vezes é muito enternecedor levar um animal para casa, sem medir as consequências e as obrigações que decorrem desse ato», referiu, realçando que «os animais são seres sensíveis e devem ser tratados de acordo com o seu estatuto, que felizmente é cada vez mais elevado nas sociedades civilizadas».

O Ministro destacou também que é importante que os adotantes tenham «um conhecimento mínimo do que são os hábitos, as necessidades, a alimentação e a saúde» destes animais.