Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-02-27 às 15h01

Governo cria grupo de trabalho para propor melhorias nos blocos operatórios do SNS

O Governo criou um grupo de trabalho para propor um modelo de funcionamento dos blocos operatórios dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde que permita «um melhor rendimento» dos recursos disponíveis.

O Despacho da Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, publicado em Diário da República, refere que o objetivo do grupo de trabalho é propor um modelo de funcionamento que assegure que os hospitais do Serviço Nacional de Saúde se possam reger por regulamentos homogéneos, visando maior rentabilidade e redução de espera para as cirurgias.

O Diploma faz menção ao grupo de trabalho criado em 2013, para avaliar a situação dos blocos operatórios e cujo relatório - publicado em 2015 - «não pode ser desperdiçado», porque indica a capacidade de cada instituição analisada.

«É consensual que, da capacidade instalada em blocos operatórios, se poderia retirar um melhor rendimento, tratando no mesmo tempo e instalações disponíveis um muito maior número de doentes», lê-se no comunicado.

Com base nos dados de 2015 o novo grupo de trabalho deverá apresentar propostas para otimizar o funcionamento dos blocos operatórios e sugerir um modelo de regulamentação e um programa de implementação.

Este grupo será coordenado pelo médico cirurgião José de Castro Correia da Silva, deverá apresentar o relatório final num prazo de quatro meses.