Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-01-08 às 21h16

Governo aumenta iniciativas para internacionalizar cultura portuguesa

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e Ministra da Cultura, Graça Fonseca, no encerramento do Seminário sobre Cooperação, Cultura e Língua, Lisboa, 8 janeiro 2019 (Foto: Mário Cruz/LUSA)
A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, afirmou que o Governo vai aumentar o número de iniciativas para a internacionalização da cultura portuguesa e que será apresentado, no dia 28 de janeiro, um plano para o efeito.

A iniciativa resulta da colaboração entre os Negócios Estrangeiros e a Cultura e decorre da participação de Portugal, em 2018, em vários eventos de promoção da cultura portuguesa, como a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, a segunda maior do mundo, que decorreu entre 30 de novembro e 8 de dezembro.

«O programa de 2019 tem essa enorme mais-valia que é termos uma experiência acumulada de como correu o ano passado e o que devemos alargar, repetir e diversificar e, se calhar noutras dimensões, fazer de forma diferente», afirmou Graça Fonseca, no encerramento do seminário sobre Cooperação, Cultura e Língua, promovido pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, em Lisboa.

A Ministra referiu também que «é importante apresentar o balanço do que foi feito em 2018, quais foram as iniciativas e como é que elas são avaliadas e analisadas».

«Um desafio que tem sido ganho»

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, referiu, por sua vez, que o plano de ação cultural externa é «um desafio que tem sido ganho» e que o programa, para este ano, terá «a mesma lógica de sustentação dos avanços» registados no ano passado.

Augusto dos Santos Silva afirmou que, em 2018, ficou definida a «sustentação dos pilares que organizam a projeção internacional da cultura portuguesa», através da literatura «e do livro com programas ativos de tradução de obras portuguesas e a participação em feiras e mercados ligadas à promoção de livro e da literatura».

O Ministro referiu também que tem confiança na «introdução gradual do português em vários sistemas de ensino», no mundo e «na duplicação do número de países» onde se ensina a língua portuguesa no presente (cerca de 20).
 
Cooperação com CPLP

No âmbito da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), Augusto Santos Silva referiu que «quer no plano multilateral, quer no plano bilateral, vivemos um momento particularmente auspicioso, que nos coloca mais exigências».

O Ministro disse ainda que «as condições que hoje existem para desenvolvimento da cooperação multilateral» e para a «realização de todos os programas estratégicos de cooperação», já aprovados - designadamente com Angola - «são muito promissores».