Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-01-10 às 15h32

Governo aprova investimento de 90 milhões de euros para renovação da frota da Transtejo

O Governo aprovou em Conselho de Ministros o plano de renovação da frota da Transtejo que inclui a compra de dez novos barcos e a manutenção dos navios existentes.

O Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, afirmou que o Governo está «a projetar a entrega no primeiro navio no final de 2020», acrescentando que a entrega dos dez navios deverá ser concluída até 2024.

Em declarações à Lusa, José Mendes referiu também que o concurso será lançado nas próximas semanas e envolve um investimento de 57 milhões de euros para a aquisição dos barcos e de cerca de 33 milhões para a manutenção desta frota.

O investimento para a aquisição será partilhado pelo Fundo Ambiental (40 milhões), pelo Programa Operacional de Sustentabilidade no Uso de Recursos (15 milhões) e pelo próprio orçamento da Transtejo.

Os novos barcos, com capacidade para transportar entre 400 e 450 passageiros, serão movidos a gás natural, estimando-se uma diminuição para metade das emissões de dióxido de carbono, uma descida de mais de cinco mil toneladas de dióxido de carbono por ano.

A aquisição e a renovação vão permitir «que um novo ciclo de serviço público de mobilidade na travessia do Tejo seja um ciclo de qualidade e de eficiência». José Mendes afirmou que a retoma da aquisição neste tipo de transporte, que não existia há vinte anos, é «histórica».

A Transtejo assegura as ligações fluviais entre o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão e Lisboa.