Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-18 às 19h01

Governo apoia maior representação de sempre do setor hortofrutícola em feira de Madrid

O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, visitou a Fruit Atraction, uma das maiores feiras mundiais de frutas e hortícolas, que decorre em Madrid até 20 de outubro, e que conta com 30 empresas portuguesas.

«A forte presença portuguesa [maior de sempre e com crescimento de 50% face a 2016] é reflexo de uma aposta persistente no mercado internacional que se tem traduzido num crescimento continuado das exportações», afirmou o Secretário de Estado.

Luís Medeiros Vieira sublinhou que, «nos primeiros oito meses de 2017, as exportações neste setor registaram um aumento de 20% em relação ao período homólogo de 2016», indicando ainda que, no caso da fruta, atingiu mesmo o valor de 40%.

O Secretário de Estado referiu que «este dinamismo resulta de uma forte aposta dos empresários portugueses no conhecimento, inovação e investimento», salientando que, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2020, foram já contratados, neste setor, mais de três mil projetos, envolvendo 621 milhões de euros de investimento e 237 milhões de apoios públicos.

Luís Medeiros Vieira referiu ainda que o Governo prossegue o trabalho empenhado de abertura de novos mercados. Nos últimos dois anos, foram abertos 36 mercados em países terceiros, proporcionando assim ao setor mais destinos para a exportação dos respetivos produtos.