Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-09 às 19h41

Governo anuncia apoio a agricultores afetados pelos incêndios de outubro

Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, anunciou o apoio a nove mil agricultores dos concelhos afetados pelos incêndios dos dias 15 e 16 de outubro.

O Ministro reuniu-se com os presidentes destas comunidades intermunicipais em Oliveira do Hospital para referir as medidas de apoio do Governo, acrescentando que as verbas financeiras serão disponibilizadas «tão rápido quanto possível».

«O Governo está a fazer um esforço sem precedentes em situações de catástrofe», realçou Capoulas Santos, lembrando que os prejuízos não estão contabilizados, mas vão assumir milhões de euros».

Uma das medidas vai permitir aos muito pequenos agricultores, «independentemente da dimensão ou de terem registo de atividade, receber até 100% dos prejuízos até ao montante de 1053 euros.

«As candidaturas abrem no início da próxima semana e terminam no final do mês, envolvendo os autarcas de freguesia na confirmação dos prejuízos para agilizar o processo», disse ainda o Ministro.

Os agricultores com prejuízos entre os 1053 e os 5 mil euros também poderão ter uma comparticipação a 100% dos estragos, mas estragos entre 5 e 50 mil euros terão um apoio circunscrito a 85% do seu valor. Para danos entre 50 e 400 mil euros, as medidas do Governo preveem uma comparticipação a 50%, até ao limite de 200 mil euros.

As candidaturas para estas duas medidas, que vão ser apoiados por fundos do Programa de Desenvolvimento Rural e verbas nacionais, vai estar aberto até 15 de dezembro.

«O Governo quer períodos curtos para passar a pagar rapidamente, mas depois analisaremos pedidos de prolongamento dos períodos», ressalvou Capoulas Santos, lembrando que a tutela está a distribuir toneladas de alimentação para animais (1030, até ao momento).

O Ministro concluiu, afirmando que, «na próxima semana, será iniciada uma ajuda muito específica para a apicultura, com a distribuição pelas organizações do setor de 70 toneladas de açúcar destinadas à produção de melaço», alimento alternativo das abelhas enquanto não existir flora.