Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-12-14 às 15h37

GNR é «uma estrutura essencial da afirmação de uma Europa como espaço de liberdade»

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, durante a cerimónia do compromisso de honra de 595 novos guardas da GNR, Portalegre, 14 dezembro 2018
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que a GNR é «uma estrutura essencial da afirmação de uma Europa como espaço de liberdade, segurança e de justiça, de uma Europa que acolhe migrantes e defende refugiados, de uma Europa que combate o tráfico de seres humanos, de uma Europa que está unida no combate ao terrorismo».
 
Em Portalegre, durante a cerimónia do compromisso de honra de 595 novos guardas da GNR, o Ministro realçou que a formação tida foi exigente para que haja capacidade no futuro de fazer face aos desafios que vão surgir.
 
Eduardo Cabrita sublinhou que a GNR é uma força de segurança essencial do Estado de direito democrático e uma guarda «das liberdades fundamentais e da salvaguarda dos direitos dos portugueses».
 
«As violações a estes direitos são uma prioridade para os guardas. É uma prioridade da GNR que não será tolerada nem no espaço nacional nem dentro da própria instituição. Quem viola direitos fundamentais não tem lugar na GNR», acrescentou.
 
Construção de novas instalações
 
O Ministro presidiu também à assinatura de um protocolo de cooperação para a celebração de um contrato interadministrativo para a construção de novas instalações para o centro de formação e Comando Territorial de Portalegre da GNR.
 
O projeto está inserido nos investimentos previstos na Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos para as Forças e Serviços de Segurança da Administração Interna e conta com um investimento numa fase inicial de cerca de 14 milhões de euros.
 
«Este é o maior investimento individualizado em infraestruturas de toda a lei de programação. Num contexto de 450 milhões de euros de investimento, que envolvem investimentos de natureza muito variada, este é o maior investimento individualizado», sublinhou Eduardo Cabrita.