Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-02-28 às 12h51

General Artur Pina Monteiro condecorado pelo «inexcedível zelo e extraordinária competência»

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, sublinhou a lealdade e inteligência prática do general Pina Monteiro, que deixa a chefia do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) no dia 1 de março, terminando uma carreira militar de 47 anos.

«A abnegação e a lealdade, o superior sentido de missão e a rara capacidade de trabalho» do general Artur Pina Monteiro em «contexto de especial dificuldade» foram os traços de personalidade realçados pelo Ministro, em Lisboa.

Artur Pina Monteiro foi condecorado por Azeredo Lopes com a medalha de primeiro grau da Defesa Nacional, pelo «inexcedível zelo e extraordinária competência» na véspera de deixar a chefia das Forças Armadas por atingir a idade da reforma, ao cabo de 47 anos de carreira militar.

Liderança em processos críticos para o setor

O Ministro realçou a «qualidade da disciplina e da capacidade disciplinar, a camaradagem, a ponderação e o bom senso, o sentido do dever e a inabalável lealdade», o sentido de responsabilidade, «a inteligência prática e o espírito de sacrifício» do general.

«A forma como Artur Pina Monteiro ajudou a concretizar processos críticos para a Defesa Nacional no sempre difícil e exigente contexto da limitação orçamental», foi também referida por Azeredo Lopes.

E exemplificou com «a fusão dos hospitais militares, o modo como promoveu a implementação da reforma do ensino superior militar, e a consolidação da relocalização do Comando Conjunto para as Operações Militares no Reduto Gomes Freire».

«O desafio da abertura do teatro da República Centro Africana e na exigência do planeamento das novas missões» foram outros casos destacados pelo Ministro.

Artur Pina Monteiro foi nomeado chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas em 2014. Antes, foi chefe do Estado-Maior do Exército, chefe da missão militar nacional junto da NATO e da União Europeia, Comandante das Forças Terrestres, Comandante do 2.º Batalhão de Infantaria Mecanizado em Santa Margarida e da sua Força Destacada na Bósnia-Herzegovina.