Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-09-27 às 17h17

Fundos pagos às empresas para apoiar investimento já atingiram o objetivo do ano

Primeiro-Ministro, António Costa, inaugura o novo centro logístico da Jerónimo Martins na comemoração dos 225 anos do grupo, Valongo, 27 setembro 2017

O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que foram atingidos os mil milhões de euros de pagamento de fundos comunitários às empresas, que era o objetivo até final de 2017, o que permite «rever em alta o objetivo».

António Costa, que intervinha no ciclo de audições públicas sobre a Estratégia Nacional para Portugal no pós-2020, num encontro dedicado ao setor empresarial, disse que o Governo pretende agora finalizar o ano com «1250 milhões de euros executados nos apoios às empresas, o que será seguramente, a concretizar-se, o melhor ano de sempre de execução de fundos comunitários das empresas».

«Agora, que temos em velocidade cruzeiro o Portugal 2020, temos de olhar para o Portugal pós-2020, e este é o momento em que o temos de fazer porque na próxima primavera a Comissão Europeia apresentará as suas propostas sobre a Europa 2030 e temos de até lá ter uma estratégia nacional definida», afirmou o Primeiro-Ministro.

Estratégia pós-2020

Para isto, é importante «envolver o conjunto de diferentes agentes económicos e sociais» de Portugal, para criar uma «estratégia efetivamente nacional», e todos se devem empenhar nos fóruns europeus em que intervêm para se baterem «pelo melhor quadro financeiro plurianual» para o País.

«A acrescer às resistências habituais de vários países quanto às políticas tradicionais da União Europeia, teremos desta vez certamente menos um contribuinte importante, o Reino Unido», lembrou António Costa.

O Primeiro-Ministro referiu também que a despesa em matérias como a segurança ou na «resposta a novas dimensões políticas até agora não consumidoras de recursos financeiros», como as relacionadas com as migrações, aumentará, reduzindo os recursos disponíveis.

«Para podermos fazer uma boa negociação temos de saber o que queremos para o nosso País» e «definir uma estratégia de negociação», estabelecendo prioridades sobre as matérias e áreas nas quais Portugal irá procurar obter mais fundos.

Novo investimento do grupo Jerónimo Martins

O Primeiro-Ministro, António Costa, esteve também presente na comemoração dos 225 anos do grupo Jerónimo Martins, que teve lugar em Valongo, e coincidiu com a inauguração do novo centro logístico da empresa. «O investimento nesta plataforma logística e na nova unidade fabril é um sinal de confiança no País», afirmou o Primeiro-Ministro, em declarações aos jornalistas.

O novo centro logístico de Alfena, em Valongo, conta com 300 fornecedores por dia e abastece 200 lojas Pingo Doce e Recheio, ocupando uma área de 100 mil metros quadrados. A sua modernização representou um investimento de 75 milhões de euros.

O grupo tem uma fábrica para produção de massas frescas já planeada, tendo a expectativa de vir a abastecer cerca de 100 lojas, à semelhança de idêntica fábrica na Azambuja, que criou 60 empregos.