Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-06 às 13h48

Ferrovia 2020 terá 800 quilómetros de infraestruturas em execução em 2018

Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, numa audição sobre o Orçamento do Estado para 2018 na Assembleia da República, Lisboa, 6 novembro 2017 (Foto: André Kosters/Lusa)
O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que cerca de 800 quilómetros de infraestruturas estarão em execução ou com procedimento concursal em curso em 2018 no âmbito do programa Ferrovia 2020.

Na Assembleia da República, numa audição sobre o Orçamento do Estado para 2018 o Ministro destacou que «a primeira grande obra» será lançada nos próximos três meses e vai completar o troço entre Évora e Elvas, num concurso avaliado em 70 milhões de euros.

«Este caso é mesmo construção de linha nova, é o mais importante investimento que temos de fazer no corredor Sines-Caia», disse o Ministro, acrescentando que no início de 2018 também será adjudicada a obra do concurso para modernizar a linha entre Elvas e a fronteira com Espanha.

Pedro Marques referiu que o Governo tem 360 milhões de euros de investimento previstos para dotar a ferrovia portuguesa a nível de infraestruturas e de material circulante, realçando também as obras Covilhã-Guarda, no valor de 65 milhões de euros, as renovações na Linha do Norte, as intervenções da Linha do Minho e o início de desnivelamentos na Linha do Oeste.

O Ministro afirmou também que em 2018 será acelerado o programa de modernização do material circulante da CP e iniciado o programa de aquisição de novo material circulante da CP, com um custo estimado de 60 milhões de euros e com o objetivo de «reforçar a coesão territorial da rede».

A conservação de infraestruturas da ferrovia existente vai ser alvo de um concurso nas próximas duas semanas com um investimento de 126 milhões de euros.

Pedro Marques destacou ainda vários investimentos que estão e vão continuar a ser feitos na conservação de infraestruturas rodoviárias e realçou que há uma perspetiva de crescimento de 38% de investimento em 2018.

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas encerrou o debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2018 na Assembleia da República a 3 de novembro.