Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-12-04 às 17h05

«Fazer mais e ainda melhor» no combate aos incêndios nos próximos anos

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, fez um balanço positivo do combate aos incêndios florestais em 2018, durante a entrega, na Batalha, de 47 viaturas ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR.

Eduardo Cabrita referiu que arderam 44 mil hectares, «o que compara com uma média de 140 mil hectares nos últimos dez anos». De acordo com o Ministro, este resultado foi possível devido «ao esforço de todos: dos bombeiros voluntários e profissionais, das estruturas de Proteção Civil, das Forças Armadas, da Força Especial de Bombeiros».

O Ministro destacou ainda o papel decisivo na sensibilização da limpeza de floresta, de fiscalização e de combate que a Guarda Nacional Republicana desenvolveu, acrescentando a «consciência pública da comunidade», que deve ser um dínamo para «fazer ainda mais e ainda melhor nos próximos anos».

«Faremos tudo para que o esforço de prevenção e de limpeza seja ainda mais intensificado nos próximos meses, para que 2019 seja um ano seguro para os portugueses», referiu.

As 47 viaturas, que se destinam ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), são entregues no âmbito do concurso público que prevê a atribuição, até 2021, de mais de 2000 viaturas para as forças e serviços de segurança. Recorde-se que o SEPNA foi reforçado este ano com mais 100 elementos. 

Este é o maior procedimento de contratação centralizada de veículos desde que o regime de centralização do Parque de Veículos do Estado foi implementado em 2008.

A medida, no âmbito da Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança, envolve um investimento total de cerca de 50 milhões de euros.