Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-11-20 às 21h46

Estratégia da União Europeia para a defesa teve progressos assinaláveis

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, durante o Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros e Defesa da União Europeia, Bruxelas, 20 novembro 2019 (foto: União Europeia)
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, participou no Conselho de Ministros da União Europeia para os Negócios Estrangeiros (que inclui a Defesa), que se realizou em Bruxelas a 19 e 20 de novembro.

Os Ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa debateram a implementação da Estratégia Global da União Europeia na área da defesa, incluindo a cooperação estruturada permanente, a mobilidade militar, a capacidade militar de planeamento e condução e o mecanismo europeu de apoio à paz.

O Conselho adotou conclusões em matéria de segurança e defesa no contexto da Estratégia Global destinado a melhorar a capacidade de a União Europeia atuar com autonomia estratégica e de gerar segurança a nível global.

O Ministro João Gomes Cravinho disse que as conclusões adotadas evidenciam os progressos assinaláveis alcançados nos últimos dois anos. 

O Ministro afirmou que os projetos e os mecanismos desenvolvidos no âmbito da cooperação estruturada permanente deverão contribuir para o reforço do pilar europeu de defesa e da complementaridade entre a UE e a NATO, mas sublinhou que é importante apostar na qualidade e na efetiva operacionalização dos projetos. 

Quanto ao mecanismo europeu de apoio à paz, reiterou a posição portuguesa de assegurar a manutenção ou melhorar o nível de compromisso que existe atualmente com África.

As relações UE-NATO e as missões e operações no quadro da Política Comum de Segurança e Defesa da UE foram também abordadas, tendo a sessão de dia 20 de novembro tido a presença do Secretário-Geral da NATO Jens Stoltenberg.