Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-10-19 às 13h00

Estado inovador, mais próximo e mais inclusivo

Presidência e Modernização Administrativa
A área da Presidência e da Modernização Administrativa, liderada pela Ministra Maria Manuel Leitão Marques, tem o objetivo de fomentar um «Estado inovador, mais próximo e mais inclusivo» nos pontos de destaque do Orçamento do Estado para 2019.

«Reforçar o pilar da inovação no setor público através do desenvolvimento do programa Simplex+, na sua 4.ª edição, envolvendo, de forma transversal e colaborativa os funcionários de diferentes administrações, os cidadãos e empresas» é a primeira meta destacada na área da Presidência e Modernização Administrativa do site do Orçamento do Estado para 2019.

O Governo pretende também «consolidar os centros de competências JurisAPP e TICAPP como prestadores de serviços jurídicos e tecnológicos a todas a áreas governativas e desenvolver a experimentação de novos serviços públicos no laboratório de experimentação LabX».

Na administração pública, a prioridade continuará a ser «melhorar a eficiência e qualidade do atendimento nos serviços públicos, designadamente reforçando a oferta de Lojas de Cidadão, Espaços de Cidadão e Espaços Empresa, e alargando o acesso digital a serviços públicos, mais amigáveis e mais simples».

«Promover a igualdade e a inclusão, designadamente através de uma política transversal de conciliação das vidas profissional, familiar e pessoal, fator determinante para uma sociedade mais equilibrada e saudável» é a quarta prioridade inscrita para esta área.