Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-12-05 às 10h47

Espaço de promoção cultural em São Luís vai «aprofundar a relação de grande afinidade histórica que une o Maranhão e Portugal»

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, após reunião com o Governador do Maranhão, Flávio Dino, São Luís do Maranhão, 4 dezembro 2017
Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, após reunião com o Conselho das Comunidades Luso-Brasileiras, São Luís do Maranhão, 4 dezembro 2017
«Através desta parceria, poderemos aprofundar a relação de grande afinidade histórica e cultural que une o Maranhão e Portugal», afirmou o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

O Secretário de Estado referiu que «a criação deste espaço visa promover a cultura portuguesa nas suas mais diversas formas, podendo ainda servir de apoio à realização de iniciativas de promoção turística ou económica de empresas portuguesas e luso-brasileiras».

O Governador do Maranhão, Flávio Dino, disse que esta parceria poderá contribuir para a dinamização daquele espaço cultural: «Naturalmente, Portugal e o Brasil têm muitas afinidades históricas que fazem com que esse diálogo flua com velocidade, produtividade e muitos resultados». São também objetivos o estabelecimento de parcerias comerciais de empresas do Maranhão e a divulgação do território como destino turístico em Portugal.

O acordo de princípio foi delineado após uma reunião entre José Luís Carneiro, e o Governador do Maranhão, Flávio Dino, em São Luís. Prevê-se que a parceria possa ser firmada em abril de 2018, aquando da presença do Cônsul Honorário de Portugal em São Luís no Encontro de Cônsules Honorários de Portugal, em Lisboa.

Desde já, ficou assente que a cedência será feita sem custos e que a dinamização do espaço caberá ao Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão, cujo estatuto de entidade de utilidade pública foi reconhecido pelo Governo Estadual.

Centro Cultural de Portugal 

Flávio Dino reafirmou o compromisso para a constituição de um Centro Cultural de Portugal sediado em São Luís: «Será um espaço que vai garantir a presença de professores, cientistas, artistas e empresários portugueses que venham ao Maranhão e, do mesmo modo, que nós tenhamos a nossa presença lá».

O Convento das Mercês possui uma ligação à história de Portugal, já que foi visitado pelo Padre António Vieira, em 1660, tendo sido em São Luís que o jesuíta realizou algumas das suas pregações mais célebres, entre elas, «o Sermão de Santo António aos Peixes».

Atualmente, o espaço funciona como um multiusos, que acolhe atividades educativas e culturais, dispondo de um núcleo museológico dedicado à memória republicana do Brasil, incluindo o espólio do antigo Presidente da República, José Sarney.

Agenda da visita

A visita a São Luís contou com a presença do Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, do Vice-cônsul de Portugal em Belém do Pará, Francisco Brandão, e do Cônsul Honorário de Portugal em São Luís, Abrãao Valinhas.

Do programa constaram deslocações às ações portuguesas e luso brasileiras locais: à Beneficência 1.º de Dezembro, ao Grémio Litero-Recreativo Português, ao Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão e ao Consulado de Portugal.

A jornada terminou com um encontro com membros da comunidade, que proporcionou momentos de diálogo e troca de impressões sobre os anseios e as expectativas dos portugueses e luso-descendentes residentes em São Luís e nos municípios vizinhos. 

Esta cidade – classificada como Património Cultural da Humanidade desde 1997 – é considerada a capital estadual com maior influência arquitetónica portuguesa no seu centro histórico. 

São Luís foi a última cidade a ser visitada por José Luís Carneiro num périplo pelas comunidades portuguesas no Brasil: entre 28 e 4 de dezembro, o Secretário de Estado visitou Porto Alegre e Pelotas (Rio Grande do Sul), Santos e S. Vicente (São Paulo) e Belém (Pará).