Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-01-11 às 12h36

Espaço Cidadão Móvel já está no terreno para continuar a prestar serviços públicos às pessoas afetadas pelos incêndios de outubro

Espaço Cidadão Móvel visa prestar às populações do interior um conjunto de serviços públicos de várias áreas de governação, da Segurança Social à Justiça, passando pelas Finanças, Agricultura ou Saúde
O Espaço Cidadão Móvel tem como objetivo prestar às populações do interior, com menos acesso a infraestruturas, um conjunto de serviços públicos de várias áreas de governação, da Segurança Social à Justiça, passando pelas Finanças, Agricultura ou Saúde.
 
Coordenado pela Segurança Social em articulação com a Modernização Administrativa, as carrinhas Espaço Cidadão Móvel apresentadas Governo irão prosseguir a intervenção dantes assegurada pelas unidades de apoio.

Desde 16 de novembro, 18 concelhos do País sitos nos distritos de Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Viana do Castelo e Viseu, foram abrangidos por este projeto, garantindo uma nova fase de atuação da intervenção social prestada até ao momento.

Em 29 dias, foram realizados 2113 atendimentos por 604 aldeias e lugares, abrangendo as populações afetadas pelos incêndios de outubro, que decorreu há praticamente três meses.

Serviços disponibilizados

Para além dos serviços habitualmente disponíveis nos Espaços Cidadão (como a revalidação da carta de condução ou obtenção de cadernetas prediais), haverá também um atendimento especializado, assegurado por técnicos da Segurança Social, do Instituto dos Registos e do Notariado, da Direção Regional de Agricultura e Pescas e da Agência para a Modernização Administrativa.

A Segurança Social, por exemplo, disponibilizará apoio e acompanhamento social para as pessoas poderem tratar de subsídios eventuais, prestações sociais ou sinalização para apoio médico e psicológico. Os empresários locais também poderão tratar de assuntos relativos aos apoios da Segurança Social para empresas e trabalhadores que foram afetados pelos incêndios.
 
O Espaço Cidadão Móvel disponibiliza os seguintes serviços:

•         Informação e emissão de certidões, requisição do documento de identificação ou 2ª via do certificado de matrícula;
•         Informação sobre a situação dos veículos ardidos;
•         Informação de apoio a agricultores e reposição do potencial produtivo;
•         Renovação da Carta de Condução;
•         Emissão do Registo Criminal;
•         Emissão de Chave Móvel Digital;
•         Entrega de despesas médicas da ADSE para reembolso.