Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-13 às 10h27

Encontro das comunidades portuguesas do Cone Sul reuniu mais de 350 luso-descendentes residentes na Argentina, Brasil e Uruguai

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, no encontro das comunidades portuguesas do Cone Sul, em Colónia de Sacramento, Uruguai, 5 outubro 2017
Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, participa no encontro das comunidades portuguesas do Cone Sul, Colónia de Sacramento, Uruguai, 5 outubro 2017
<>O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, participou na 29.ª edição do encontro das comunidades portuguesas do Cone Sul, que se realizou entre os dias 3 e 5 de outubro, em Colónia de Sacramento, no Uruguai.

«O Governo atribui uma grande importância a iniciativas deste género, porque constituem esforços muito meritórios de cooperação e criam um espaço de debate e reflexão sobre os desafios do associativismo português na diáspora», disse o Secretário de Estado.

José Luís Carneiro apresentou, aos dirigentes associativos presentes, o novo regime de apoio às associações portuguesas no estrangeiro: «As novas regras constituem uma oportunidade para estimular o debate e para promover um maior envolvimento dos nossos jovens», referiu ainda.

O Secretário de Estado referiu também que este novo regime «pode ser um impulso para novos projetos em áreas como a cultura, a língua, a promoção da igualdade de género, da cidadania e da participação política, entre outras».

Estiveram presentes neste encontro dois antigos Secretários de Estado das Comunidades Portuguesas, Manuela Aguiar e José Cesário, naquele que é um local de grande simbolismo: Colónia de Sacramento foi fundada no século XVII por portugueses, e o seu centro histórico está classificado como património da Humanidade.

Neste evento organizado pela Casa de Portugal de Montevideo participaram mais de 350 portugueses e luso-descendentes residentes na Argentina, no Brasil e no Uruguai.