Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-02-06 às 15h10

«Empresas estão com mais confiança, a investir, a crescer e a criar emprego»

Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, na inauguração da fábrica da Iki Mobile em Coruche, 6 fevereiro 2018
O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, destacou a evolução positiva que Portugal está a registar em todos os setores da economia: «As empresas estão com mais confiança, estão a investir, estão a crescer e estão a criar emprego».

Em Coruche, na inauguração de uma fábrica da Iki Mobile, a primeira empresa do mundo a produzir smartphones com revestimento em cortiça, o Ministro realçou que as sucessivas quedas da taxa de desemprego durante os últimos meses são resultado «dos investimentos de todas estas empresas» em Portugal.

A inauguração da fábrica da Iki Mobile em Coruche representa um investimento de 2,6 milhões de euros e a criação de 36 novos empregos. «O que está a fazer com a cortiça é muito interessante e demonstra que a inovação não é apenas fazer algo completamente novo e diferente como é também ir buscar aos materiais tradicionais inspiração para outros produtos».

O Ministro realçou o impacto destas empresas que investem cada vez mais nas exportações, que atingiram um valor recorde em 2017 (11,5%), e afirmou que o sucesso destas empresas, que trabalham em conjunto com as autarquias e com o Governo, «é também o sucesso do País».

«São estes projetos que estão a criar emprego, que estão a fazer Portugal crescer, que estão a fazer com que os jovens já não pensem em abandonar o País e comecem a pensar que podem ter futuro em Portugal», acrescentou.

A fábrica deverá produzir entre 34 e 36 mil dispositivos mensalmente nos primeiros meses.