Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-01-08 às 11h59

Emprego e salários no setor da restauração cresceram o dobro do resto da economia

O crescimento do emprego no setor da Restauração e Similares, no primeiro semestre de 2017, foi de 8,7% - mais do dobro do crescimento global na economia (4%). 

Também as remunerações no setor cresceram 4%, enquanto o crescimento no total da economia foi de 1,7%, mostram os dados do segundo Relatório Semestral de Acompanhamento do Impacto da Alteração da Taxa do IVA no Setor do Alojamento, Restauração e Similares, hoje divulgado.

O acompanhamento à alteração do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) nas atividades de Restauração e Similares - alteração, de 23% para 13%, que entrou em vigor a 1 de julho de 2016 - mostra ainda que as contribuições para a Segurança Social originárias deste setor cresceram 13%, quando o crescimento global das contribuições foi de 6%, o que corresponde a um acréscimo de 28,5 milhões de euros. 

Simultaneamente, o volume de desempregados subsidiados caiu 9,8%, o que representou uma redução de 10,2% do montante das prestações de desemprego para trabalhadores deste setor (menos 4 milhões de euros). Só nos primeiros seis meses de 2017, a restauração foi responsável pela criação de mais de 20 mil postos de trabalho.

Apesar de mais atividade e mais emprego criado, a descida da taxa do IVA na restauração fez cair a receita arrecada com este imposto, um decréscimo de 47,9%, face a igual período de 2016, o equivalente a menos 159,3 milhões de euros. Contudo, essa descida foi compensada com outros impostos, como o IRS e as contribuições para a Segurança Social.