Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-01-22 às 15h06

Embarcações da arte do cerco autorizadas a aumentar captura de espécies acessórias

O Governo publicou uma portaria em Diário da República que autoriza as embarcações da arte do cerco a capturar espécies acessórias numa percentagem superior aos 20% permitidos por lei.

«Considerado que é assegurado o indispensável controlo e não se tendo verificado que esta medida tenha tido impactos ao nível dos recursos, é adequado promover exceção idêntica para o ano de 2018», afirmou a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na portaria publicada, realçando que a medida excecional se repete desde 2016.

A portaria refere que «é permitido às embarcações licenciadas para cerco e sujeitas à obrigação de preenchimento de diário de pesca, descarregar, em cada viagem, num limite de 20 viagens até ao final de 2018, percentagem de espécies acessórias superior a 20%».

Os armadores das embarcações têm a obrigação de comunicar, no prazo de 24 horas, as descargas de espécies acessórias que ultrapassem a percentagem de 20% à Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

A pesca por arte de cerco é um método de pesca que utiliza uma parede de rede que é largada de modo a cercar as presas e a reduzir a sua capacidade de fuga, e muitas vezes o cerco é efetuado com o auxílio de fontes luminosas com vista à atração e concentração dos cardumes.

As capturas acessórias podem incluir peixes, crustáceos, moluscos e equinodermes (como as estrelas-do-mar ou ouriços-do-mar), espécies muitas vezes rejeitadas por não terem valor comercial ou por serem demasiado juvenis.
Tags: pesca, mar
Áreas:
Mar