Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-05 às 17h26

Educação é a «ferramenta mais forte» para combater o populismo

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que a educação é a «ferramenta mais forte» para combater o populismo, durante uma intervenção numa conferência internacional sobre «Educação superior em situações de emergência», em Lisboa.

«O mais poderoso alimentador do populismo é a ignorância, a falta de conhecimento. Quanto mais produzirmos e disseminarmos o conhecimento, mais conseguiremos reduzir a ignorância e assim as possibilidades de populismo», disse.

O Ministro referiu que a educação é a ferramenta para propagar a consciência de que, apesar da diferença, todos pertencem «à mesma humanidade».

Santos Silva acrescentou a importância de promover um maior acesso à educação, diminuindo a «desigualdade, outro poderoso potenciador do populismo».

«Temos de falar não como populistas, mas temos de falar sobre os temas levantados pelos populistas e temos de falar com os populistas. Não podemos ignorar os tópicos que são suscitados pelo nacionalismo e pelo populismo», afirmou.