Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-02-28 às 15h34

Economia portuguesa mantém trajetória de convergência com a União Europeia

O Instituto Nacional de Estatística confirmou que o Produto Interno Bruto cresceu, em termos reais, 2,1% em 2018.

Esta evolução foi suportada pelo crescimento, em termos reais, de 5,6% do investimento, com aceleração no quarto trimestre (+7,2% em termos homólogos; + 3 pontos percentuais que no trimestre anterior); um aumento de 3,7% das exportações de bens e serviços; um crescimento de 2,5% do consumo privado; e um aumento moderado do consumo público (+0,8%). 

O crescimento do PIB surge a par de uma melhoria significativa no mercado de trabalho com um crescimento de 2,3% do emprego (+110 mil empregos em 2018 por comparação com o ano anterior) e uma redução do desemprego (-73 mil desempregados em dezembro de 2018 que no período homólogo; redução da taxa de desemprego em 1,4 pontos percentuais no mesmo período). 

A desaceleração do crescimento face a 2017 (-0,7 pontos percentuais) ocorre devido à incerteza no plano geopolítico externo, que penaliza as maiores economias da Europa e, por essa via, as exportações portuguesas. 

Neste quadro, assume especial importância o esforço que os portugueses têm feito para construir bases sólidas que permitam que a economia continue a crescer e a convergir com a Europa. 

Destacam-se neste esforço o progresso alcançado na diminuição do endividamento, a recuperação do investimento, o reforço da resiliência do setor financeiro, a manutenção do equilíbrio das contas externas e a trajetória de consolidação orçamental.