Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-10-18 às 20h37

É preciso «uma revisão crítica» do modelo de apoio às artes

Ministra da Cultura, Graça Fonseca, na inauguração da exposição «Souto de Moura: Memória, Projectos, Obras», Matosinhos, 18 outubro 2019 (Foto: Estela Silva/LUSA)
A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, referiu a necessidade de se avançar com uma «revisão crítica» do modelo de apoio às artes, seguindo assim as propostas que tem recolhido em diversas cartas e intervenções.

«Partilho da necessidade de encontrarmos respostas de curto prazo que dêem soluções para o que estas estruturas estão a dizer e que representam os resultados» provisórios do concurso de apoio às artes, disse a Ministra numa declaração à comunicação social, após visita à exposição «Souto de Moura: Memória, Projetos, Obras», em Matosinhos.

Graça Fonseca disse também que está «atenta às preocupações que as estruturas» candidatas e que «os seus dirigentes têm dito», acrescentando que «é muito importante aumentar a capacidade financeira para poder apoiar mais e melhores as atividades culturais e artísticas do País».

«É com isso que me comprometo a trabalhar nos próximos anos», referiu.

Relembrando que o atual concurso «tem um crescimento de quase três milhões de euros face aos anteriores», a Ministra afirmou que «os próximos anos serão muito importantes para crescer, para ter soluções de médio prazo e, para em 2020, ter também soluções de curto prazo».

«É, de facto, algo que nos deve convocar a todos e, da parte do Governo, estou muito interessada e irei trabalhar com todas as estruturas para o fazer», dise ainda.

A Direção-Geral das Artes - responsável pela organização dos concursos a nível nacional - divulgou recentemente os resultados provisórios dos Concursos Sustentados Bienais 2020/2021, segundo os quais 177 candidaturas foram consideradas elegíveis, em «qualidade e diversidade», pelos júris de todas as áreas, de um total de 196 candidaturas apresentadas.
Tags: arte
Áreas:
Cultura