Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-20 às 17h37

É preciso alinhar as práticas com o discurso de poupança da água

«Todos sabemos que é muito importante poupar água», afirmou o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, Referindo-se a um estudo coordenado por Portugal sobre a água na Europa, em declarações à agência Lusa à margem do Fórum Mundial da Água, que decorre até 23 de março em Brasília, no Brasil.

No estudo, que incluiu um inquérito elaborado a propósito deste Fórum, «o comum das pessoas inquiridas reconheceu a relevância de poupar água; mas quando se pergunta o que está a fazer, são muito poucos» os que poupam efetivamente água.

O Ministro destacou, no estudo coordenado por Portugal, a «grande preocupação que o conjunto dos agentes, e até os cidadãos, tem com o recurso água, mas também a falta de sintonia entre essa preocupação e a sua própria ação e atitude quotidiana».

Investir na sustentabilidade da gestão da água

Para que haja «sustentabilidade do recurso, podemos fazer muito melhor do que fazemos hoje na sustentabilidade das infraestruturas», realçou João Pedro Matos Fernandes, lembrando que, a cada ano, são substituídos 2% da rede (ou, a cada 50 anos, há uma rede nova), acrescentando que «se não gerirmos os ativos que temos, e eles não tiverem uma equação saudável do ponto de vista económico-financeiro, não a vão ter do ponto de vista ambiental».

«O futuro na gestão dos recursos pode ser pior se não percebermos que a sustentabilidade das infraestruturas é uma questão chave», acrescentou o Ministro, afirmando que «aqui, a Europa tem muito a fazer nos próximos anos», exemplificando com as cidades do Porto e de Lisboa, que têm substituído entre 2% e 3% das suas infraestruturas de abastecimento de água por ano.