Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-05-28 às 18h25

É fundamental «criar soluções de mobilidade que sigam as melhores práticas»

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, afirmou ser fundamental «criar soluções de mobilidade que sigam as melhores práticas» e que garantam sucesso, durante a intervenção no 9.º Congresso Rodoviário Português.

Em Lisboa, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o Secretário de Estado realçou que «o investimento na melhoria da mobilidade é um desafio constante para qualquer país, sobretudo para um país que quer estar na linha da frente do desenvolvimento e do crescimento económico e social».

Jorge Delgado sublinhou que «as infraestruturas de transporte, sejam rodoviárias ou ferroviárias, são elementos essenciais para o desenvolvimento económico e social» de Portugal e garantiu que «o investimento público nestas infraestruturas continua a ser tão central como era há uns anos».

Ferrovia como prioridade

O Secretário de Estado estabeleceu o investimento na ferrovia como a grande prioridade atual e acrescentou que «o transporte ferroviário de qualidade é um dos grandes desafios» que Portugal tem pela frente.

«É por isso que o programa Ferrovia 2020, que este Governo lançou e que está a implementar, é tão importante», acrescentou, referindo que este «programa ambicioso visa dotar o País de uma melhor rede ferroviária, eletrificada e preparada para a circulação de comboios de mercadorias com 750 metros, e que tem por base um investimento de cerca de dois mil milhões de euros».

Jorge Delgado salientou a importância do apoio crucial das instituições de relevo nesta área para o sucesso deste objetivo, «seja a Infraestruturas de Portugal, através da construção, da manutenção e da gestão de projetos, seja o Laboratório Nacional de Engenharia Civil ao nível da investigação, análise e consultoria, ou o Instituto da Mobilidade e dos Transportes no campo da regulação, certificação e segurança».

«Precisamos que estas instituições alinhem pelas melhores práticas e estejam apetrechadas com o mais elevado conhecimento inovador. Só isso nos garantirá a excelência desse mesmo investimento», disse.