Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-24 às 16h35

Dotar reclusos interessados com «competências técnicas e profissionais» em questões florestais

Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, durante a visita ao Estabelecimento Prisional de Alcoentre, Azambuja, 24 março 2018
A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, afirmou que o curso de formação de sapador florestal no Estabelecimento Prisional de Alcoentre tem o objetivo de dotar os reclusos interessados em participar com «competências técnicas e profissionais em matéria de questões florestais».

Na Azambuja, numa ação incluída na iniciativa do Governo de limpar as matas como prevenção para os incêndios, a Ministra referiu que o objetivo não passa por «colocar os reclusos a limpar matas». «Não temos um papel específico para os reclusos, nem para os serviços prisionais. Estamos aqui a fazer aquilo que pedimos aos privados: a limpar a nossa floresta», disse.

Francisca Van Dunem destacou que os 15 reclusos integrados no curso de formação de sapador florestal vão ter «uma certificação que lhes permitirá, uma vez em liberdade e existindo uma resposta do mercado, terem uma profissão ligada a esta área».

O curso teve início a 1 de março e vai acabar em maio. O Estabelecimento Prisional de Alcoentre foi um ponto de partida, por se situar numa zona com terreno florestal, mas a Ministra afirmou que o objetivo é alargar a formação por outros estabelecimentos.