Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-12-14 às 16h21

Doação do valor do prémio Princesa das Astúrias às vítimas dos incêndios «é um gesto de um simbolismo muito, muito importante»

Primeiro-Ministro António Costa na entrega do prémio Princesa das Astúrias às vítimas dos incêndios em Portugal, Bruxelas, 14 dezembro 2017 (Foto: União Europeia)
O Primeiro-Ministro, António Costa, agradeceu a decisão da União Europeia, de doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias da Concórdia às vítimas dos incêndios de 15 de outubro em Portugal e em Espanha.

«Este é mais um gesto simbólico da solidariedade que sentimos ao longo destes meses por parte da União Europeia», disse o Primeiro-Ministro, à margem de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, em Bruxelas.

António Costa acrescentou: «Sentimo-la quando carecíamos de meios aéreos para o combate aos incêndios e a União Europeia conseguiu mobilizar os meios disponíveis».

«Sentimo-la quando apresentámos a candidatura ao fundo de solidariedade para financiar a reconstrução» das infraestruturas destruídas pelos incêndios de Pedrógão Grande e de outubro, disse ainda o Primeiro-Ministro.

António Costa afirmou também: «Sentimo-la na vontade política das instituições europeias de melhorar e construírem um mecanismo europeu de proteção civil».

«E agora, com este gesto simbólico, que significa que efetivamente o valor fundamental sobre o qual temos construído e vamos construir a Europa é o valor da solidariedade», sublinhou.

O Primeiro-Ministro concluiu, afirmando que este «é um gesto de um simbolismo muito, muito importante», agradecendo-o «reconhecidamente, em nome de todos os portugueses, e - em particular - daqueles que foram vítimas dos incêndios». 

O Prémio Princesa das Astúrias foi este ano atribuído à União Europeia que decidiu entregar o dinheiro às vítimas dos incêndios.