Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-20 às 19h13

Diversificar investimento da China em Portugal

Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias
O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, afirmou que a China é um «parceiro económico incontornável» e referiu que «é possível diversificar o investimento da República Popular da China em Portugal».

No seminário «Cooperação no comércio, investimento e capacidade produtiva», em Lisboa, o Secretário de Estado disse que este evento, que contou com a presença da  Vice-Ministra do Comércio da China, Gao Yan, «é mais um passo no aprofundamento das relações entre os dois países».

«Não temos uma visão de curto prazo, acreditamos em parcerias de investimento a longo prazo, de longa duração e acreditamos que é possível diversificar o investimento na República Popular da China em Portugal», acrescentou Eurico Brilhante Dias, realçando que esta diversificação também pode acontecer nas infraestruturas e não apenas em setores de inovação como as tecnologias de informação e comunicação.

O Secretário de Estado afirmou que Portugal apresenta no Porto de Sines «boas e novas oportunidades de investimento» e destacou a ligação aérea direta entre Portugal e China que começou este ano.

Acesso aos mercados e financiamento

As duas áreas que o Governo português quer «aprofundar de forma prioritária» na relação com a China dizem respeito «à identificação e à eliminação de barreiras de acesso aos mercados» e na construção de «um instrumento de cofinanciamento entre Portugal e China, prioritariamente focado no comércio e no desenvolvimento de projetos de pequenas e médias empresas».

No acesso aos mercados, com destaque particular para a área do agroalimentar, Eurico Brilhante Dias referiu que Portugal acredita «no desenvolvimento de plataformas logísticas de produtos portugueses na República Popular da China».

A Vice-Ministra do Comércio da China, Gao Yan, destacou a forte complementaridade para potenciar a cooperação entre os dois países e realçou os setores da energia, financeiro e saúde, entre outros.