Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-10 às 14h41

Digital decisivo para «maior sustentabilidade dos sistemas de saúde em toda a Europa»

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, afirmou que a transformação digital vai ter um contributo decisivo para «uma maior sustentabilidade dos sistemas de saúde em toda a Europa».

Em Bruxelas, no Digital Day 2018, uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia, o Ministro destacou os contributos dados por um novo acesso ao conhecimento, a inteligência artificial e o uso da sequenciação do genoma humano para a evolução para formas mais efetivas de abordagem individual da doença.

O Ministro realçou a necessidade de a União Europeia definir uma estratégia comum, que lhe permita ser mais competitiva quando comparada com a China e os Estados Unidos, acrescentando que é preciso «definir um caminho e dotá-lo dos instrumentos de financiamento que tornem a Europa um espaço de inteligência e de competitividade estratégica em termos de inovação científica».

A iniciativa do dia digital assume a preocupação que a União Europeia tem e é a prova de que a Europa «está consciente que a próxima década é a década do conhecimento, da inovação e da transformação digital». «E não há margem para que os europeus e a Europa fiquem para trás», acrescentou.

A Europa está, disse Adalberto Campos Fernandes, ciente «da importância de agregar uma estratégia comum que permita que se torne mais competitiva também naquilo que tem a ver com a vida das pessoas».

O objetivo é garantir que a Europa «rapidamente retome um papel de liderança mundial em termos de inovação e desenvolvimento».