Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-03-06 às 14h01

«Desenvolver cultura de segurança e elevar o patamar preventivo» contra os incêndios

Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, durante uma ação de sensibilização em Albergaria-a-Velha, 6 março 2019
O Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, afirmou que a maior preocupação do Governo no combate contra os incêndios é «desenvolver uma cultura de segurança e elevar o patamar preventivo da proteção civil», relegando as coimas a aplicar para segundo plano.

«Teremos de ver as forças operacionais, que habitualmente só víamos no verão, também no inverno. É neste período que devemos, de facto, prevenir os fogos de verão, e é este trabalho que começámos muito intensamente no ano passado e que estamos a intensificar este ano», disse o Secretário de Estado durante uma ação de sensibilização em Albergaria-a-Velha.

José Artur Neves realçou que as autarquias e os proprietários estão mais preparados para a limpeza de terrenos florestais do que estavam em 2018. «Havia dificuldade em encontrar até no mercado empresas disponíveis» para fazer este trabalho, «mas elas foram surgindo, e os municípios e os próprios privados também se prepararam mais».

A ação no âmbito da Operação «Floresta Segura 2019» é desenvolvida pela GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro, e inclui a sensibilização e esclarecimento das populações, assim como a sinalização de terrenos que carecem de limpeza, sendo efetuada a sua georreferenciação.

«Este trabalho de prevenção está a ser feito até ao dia 1 de abril, identificando estes terrenos, e, a partir daí, as forças de segurança voltarão ao terreno e verificarão se foi feita ou não essa limpeza. De seguida, é comunicada à Câmara para durante os meses de abril e maio executar ela própria esse trabalho», acrescentou.