Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-13 às 19h25

Desassoreamento da Ria de Aveiro representa investimento de 23,5 milhões de euros

Ministros do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e do Mar, Ana Paula Vitorino, na apresentação dos Investimentos Destinados a Ações Materiais de Proteção do Litoral, no Museu Marítimo de Ílhavo, 13 março 2018 (Foto: Paulo Novais/Lusa)
«Na segunda quinzena de maio será lançada a empreitada de desassoreamento da Ria de Aveiro, investimento de 23,5 milhões de euros, tão desejada há tanto tempo», anunciou o Ministro do Ambiente, Matos Fernandes, na apresentação dos investimentos de proteção do litoral, financiados pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Na sessão que decorreu no Museu Marítimo de Ílhavo, foram apresentados 47 projetos, representado um investimento total de 110 milhões de euros, com financiamento comunitário do fundo de coesão de 88,5 milhões de euros. 

Estes 47 projetos destinam-se a proteger território e travar a erosão costeira, antecipando riscos provocados pelas alterações climáticas.

«São 65 quilómetros de costa, 20 dos quais já foram intervencionados. É isto que está em curso e este é um projeto paradigmático», afirmou Matos Fernandes.

Alimentação artificial do troço costeiro Costa Nova-Vagueira

Na sessão foi igualmente apresentada a empreitada de alimentação artificial do troço costeiro Costa Nova-Vagueira, orçada em 14,5 milhões de euros, e comparticipada pelo POSEUR em 5,2 milhões de euros, sendo o remanescente suportado pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Administração do Porto de Aveiro.

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, destacou o entendimento entre a Administração do Porto de Aveiro e a Agência Portuguesa do Ambiente, «um bom exemplo de cooperação que pode ser alargada a outras matérias, um pacto de preservação» que vai permitir mobilizar, para reforço do cordão dunar, cerca de dois milhões de metros cúbicos de areias, que se encontram depositadas no porto.

Nos terraplenos a libertar pelas areias, será instalada fábrica produção de estruturas offshore, que deverá iniciar a laboração em 2019, um investimento privado de 25 milhões de euros que irá criar 150 postos de trabalho.

Estas areias serão depositadas entre a Costa Nova e a Vagueira, que receberá também as da conclusão da dragagem dos fundos na bacia de manobra do terminal Norte do Porto de Aveiro.

Esta dragagem «é a base para aumentar a competitividade do Porto de Aveiro, alargando a área de influência», disse Ana Paula Vitorino.