Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-07-26 às 16h33

Défice melhora 406 milhões de euros no primeiro semestre

«A execução em contabilidade pública das Administrações Públicas registou, no primeiro semestre, um défice global de 2.616 milhões de euros, melhorando 406 milhões de euros face ao período homólogo», refere o gabinete do Ministro das Finanças em comunicado.

A nota refere ainda que «o excedente primário ascendeu a 2.565 milhões de euros, registando um aumento de 494 milhões de euros» e que «a melhoria do saldo global é explicada por um crescimento da receita (2,5%) superior ao aumento da despesa (1,3)».

O aumento da receita líquida do IVA (4,4%) contribuiu em grande medida para o crescimento da receita fiscal do subsetor Estado (2,5%). A receita fiscal e contributiva «beneficiou ainda do comportamento do mercado de trabalho, visível no crescimento de 6,8% das contribuições para a Segurança Social».

O comunicado realça também que «a despesa do Serviço Nacional de Saúde na ótica financeira registou um crescimento de 4,1%, acima do orçamentado, refletindo um aumento de 4,4% das despesas com bens e serviços e o crescimento de 56% do investimento».