Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-08-27 às 16h47

Défice melhora 1110 milhões de euros até julho

«A execução em contabilidade pública das Administrações Públicas registou até julho um défice global de 2624 milhões de euros, representando uma melhoria de 1110 milhões de euros face ao período homólogo», refere o gabinete do Ministro das Finanças em comunicado.

A nota destaca que o excedente primário aumentou 1417 milhões de euros, atingindo 3172 milhões de euros, e sublinha que «a melhoria do saldo global é explicada por um crescimento da receita (5,3%) superior ao aumento da despesa (2,5%)».

O comunicado das Finanças realça ainda que «a receita fiscal e contributiva beneficiou ainda do comportamento do mercado de trabalho, visível no crescimento de 7,0% das contribuições para a Segurança Social». Esta receita cresceu 5,2%, beneficiando do aumento da receita líquida do IVA (3,8%) e do IRC (15,6%).

Saúde, cultura e transportes públicos foram prioridades na despesa

A despesa das Administrações Públicas cresceu 2,5%, de acordo com o previsto no Orçamento do Estado para 2018. Este aumento é explicado pelo aumento da despesa em três prioridades do Governo: Serviço Nacional de Saúde, cultura e transportes públicos.

A nota refere ainda que «a execução até julho beneficia do efeito nas despesas com pessoal e pensões na alteração do perfil do pagamento do subsídio de Natal, que deixou de ser pago em duodécimos em 2018, e do facto de o descongelamento das carreiras dos funcionários públicos ainda não se encontrar refletido integralmente nas despesas com pessoal, em particular o incremento previsto para setembro com a subida da taxa de reposição do valor das progressões de 25% para os 50%.»

O comunicado sublinha ainda que os pagamentos em atraso nos hospitais públicos diminuíram 78 milhões de euros, enquanto os cativos foram reduzidos em 474 milhões de euros.