Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-09-25 às 16h43

Défice até agosto com melhoria de 1424 milhões de euros face a 2017

«A execução em contabilidade pública das Administrações Públicas registou até agosto um défice global de 576 milhões de euros, representando uma melhoria de 1424 milhões de euros face ao período homólogo», refere um comunicado do gabinete do Ministro das Finanças.

A nota destaca também que «a melhoria do saldo global é explicada por um crescimento da receita (5,1%) superior ao aumento da despesa (2,2%), ainda condicionada pelo fim do pagamento dos duodécimos do subsídio de natal a funcionários públicos e pensionistas».

«A evolução do saldo não inclui a despesa de 913 milhões de euros, que apenas é considerada para o défice orçamental em contas nacionais, com a injeção de 792 milhões de euros no capital do Novo Banco e o pagamento de 121 milhões de euros» aos lesados do BES pelo fundo de recuperação de créditos», acrescenta.

A receita fiscal do Estado cresceu 5% e a despesa das Administrações Públicas registou um crescimento menor, de 2,2%, justificada pelo «aumento da despesa do Serviço Nacional de Saúde, atingido máximas pré-troika, e das prestações sociais, em particular com a prestação social para a inclusão».

A nota sublinha ainda que os pagamentos em atraso nos hospitais públicos diminuíram 130 milhões de euros, contribuindo para uma redução global na ordem dos 100 milhões de euros em relação a 2017 na rubrica de pagamentos em atraso.

«Prevê-se que esta redução dos pagamentos em atraso se acentue ainda mais nos próximos meses», refere.

A Segurança Social registou mais 731,6 milhões de euros em contribuições nos primeiros oito meses do ano.