Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-20 às 12h53

Defesa pode contribuir «de forma muito relevante para o crescimento económico»

Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, na conferência que assinala o centenário da Indústria Aeronáutica de Portugal (OGMA), Alverca, 20 março 2018
O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, afirmou que a Defesa pode contribuir «de forma muito relevante para o crescimento económico» do tecido empresarial em Portugal, durante a conferência que assinala o centenário da Indústria Aeronáutica de Portugal (OGMA).

Em Alverca, o Ministro referiu que «a Defesa Nacional gera valor, sobretudo no atual contexto que se vive no continente» e recordou o compromisso de Portugal junto da NATO e da União Europeia para «reforçar o investimento na Defesa num movimento de adesão aos novos e exigentes desafios representados pelos avanços dramáticos, no sentido positivo, ao nível da defesa europeia».

O Ministro disse que a União Europeia aprovou um pacote de 17 projetos multinacionais e que seis dos quais contarão com a participação de Portugal.

«A OGMA tem de pensar se, porventura, não tem um interesse estratégico fundamental em pensar na eventual projeção da empresa através da participação num projeto», acrescentou Azeredo Lopes, dizendo também que a partir do terceiro trimestre de 2019 «haverá novos projetos a serem apreciados pela União Europeia.

O Ministro sublinhou ainda o envolvimento da OGMA no processo de modernização dos F-16 e dos C-130, na manutenção dos C-130 e dos P-3 da Força Aérea Portuguesa e de outros países.