Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-03-29 às 19h04

Cultura desempenha papel de promoção de coesão social e paz

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, destacou o papel que a cultura desempenha como instrumento de promoção de coesão social e paz nas comunidades, sobretudo num período em que se vivem tempos desafiantes.
 
Em Lisboa, na cerimónia de entrega de dois quadros do pintor Bento Coelho da Silveira ao Museu Nacional de Arte Antiga, doadas pelo Imamat Ismaili e a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, a Ministra sublinhou que é preciso passar a cultura e a história para as próximas gerações «para que os tempos não regridam».
 
«Esta doação mostra que podemos trabalhar juntos para que a arte possa estar acessível ao domínio público», disse Graça Fonseca, acrescentando que as pinturas devem ser vistas pelas pessoas, e ser um veículo para contar a história e a cultura de um país».
 
As telas «Repouso no regresso do Egipto» e «Virgem com o menino e a visão da Cruz», do pintor régio de D. Pedro II, foram entregues ao Museu Nacional de Arte Antiga, havendo ainda uma terceira obra, «Apresentação da Virgem do Templo», que será doada ao Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.
 
«Como Portugal não é só Lisboa, também é Porto, e outras cidades, decidimos doar um terceiro quadro ao Museu Nacional Soares dos Reis», afirmou o príncipe Amyn Aga Khan, irmão de Aga Khan, o 49.º Íman hereditário e líder espiritual dos muçulmanos xiitas ismaelitas, e que também esteve presente na cerimónia.
 
Graça Fonseca sublinhou e agradeceu o trabalho que Aga Khan tem realizado em Portugal ao longo dos anos, especialmente em projetos de inclusão social e com as comunidades.
Tags: cultura, pintura
Áreas:
Cultura