Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-02-14 às 11h39

Crescimento económico subiu para 2,7% em 2017

O Produto Interno Bruto cresceu 2,7% em 2017, mais 1,2 pontos percentuais do que em 2016, segundo números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

Este crescimento da economia reflete uma significativa aceleração da atividade económica, entre a qual se destaca o crescimento do investimento, refere o Gabinete do Ministro das Finanças em comunicado.

O Governo sublinha também que este crescimento económico é socialmente mais equitativo, assente na criação de emprego e numa gestão criteriosa das contas públicas.

O crescimento robusto do PIB acompanha uma evolução sólida do mercado de trabalho: com mais 161 mil empregos e menos 121 mil desempregados do que em 2016, a taxa de desemprego caiu para os 8,1%. 

No último trimestre de 2017, a economia portuguesa cresceu pelo décimo quinto trimestre consecutivo, mas agora num contexto de maior equilíbrio das contas públicas e das contas externas. 

O crescimento económico, face ao trimestre anterior, foi de 0,7%, uma aceleração de 0,2 p.p., marcado por um contributo vigoroso das exportações de bens e serviços. 

Este crescimento económico está ligeiramente acima do previsto pelo Governo no Orçamento do Estado de 2018, corroborando a solidez dos cenários macroeconómicos subjacentes às projeções orçamentais.