Costa Segura vai abranger todo o território até ao final de 2018 - XXI Governo - República Portuguesa

Notícias

2018-01-06 às 20h24

Costa Segura vai abranger todo o território até ao final de 2018

Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, na inauguração de uma estação do programa Costa Segura, Póvoa de Varzim, 6 janeiro 2018
O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, afirmou que o programa Costa Segura vai abranger todo o território nacional até ao final de 2018.

Na Póvoa de Varzim, na inauguração de uma estação do programa que tem o propósito de instalar câmaras e radares de vigilância na orla costeira portuguesa, o Secretário de Estado destacou a importância deste instrumento em caso de acidentes no mar.

«No final deste ano teremos a cobertura total do território com este sistema de vigilância costeiro, permitindo a cada capitão de porto ter mais um instrumento de apoio à decisão para intervir em situações de naufrágio, de queda de homem ao mar ou incidente de poluição», disse.

A instalação do sistema de vigilância tem um baixo custo e já está em funcionamento em toda a região Centro, no Norte e no Algarve, faltando apenas «algumas componentes nas ilhas e também na costa alentejana».

O Secretário de Estado referiu ainda a intenção do Governo em reforçar o Instituto de Socorros a Náufragos com mais meios humanos e materiais: «Lançámos um concurso para 62 novos tripulantes para as estações salva-vidas, o que praticamente duplica a capacidade dessas estações, que terão também meios reforçados, com três lanchas ligeiras para as ilhas e dois salva-vidas de grande capacidade, que já estão em construção».