Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-09-11 às 19h24

Cooperação entre ModaLisboa e Portugal Fashion vai contribuir para aumento das exportações

Primeiro-Ministro António Costa e Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, na cerimónia de assinatura de protocolo entre ModaLisboa e Portugal Fashion, Matosinhos, 11 setembro 2018 (Foto: Fernando Veludo/Lusa)
O Primeiro-Ministro António Costa destacou a importância do protocolo de cooperação assinado entre a ModaLisboa e o Portugal Fashion para a promoção, nacional e internacional, da moda portuguesa.
 
Durante a cerimónia de assinatura do protocolo, na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, António Costa sublinhou que este documento «é muito importante para o País», na medida em que vai contribuir para o crescimento das exportações portuguesas.
 
«O País tem feito um esforço muito grande de alterar o seu perfil económico e o seu perfil de internacionalização. Em 2005, as exportações portuguesas eram cerca de 27% do PIB, no ano passado já foram 43% do PIB e temos de ter a ambição coletiva de chegar a 2030 a serem, pelo menos, 50% do nosso PIB», disse.
 
O documento do protocolo de cooperação refere que o objetivo é «unir e potenciar os esforços da ModaLisboa e do Portugal Fashion», definindo estratégias que contribuam para o desenvolvimento da moda através de ações harmonizadas para a criação de valor acrescentado e de vantagens competitivas para Portugal.
 
«Pretende-se exponenciar o aumento de vendas, exportações e grau de internacionalização das marcas e dos profissionais dos setores, para que as respetivas ações ganhem maior escala e consolidem o reconhecimento internacional», refere o protocolo.
 
A cooperação visa ainda estender-se a outras entidades com papel relevante na moda nacional, «no sentido de um alinhamento crescente do modelo estratégico da fileira», designadamente na coordenação de esforços com a finalidade de estabelecer uma rede de contactos empresariais, capazes de gerar oportunidades de negócios em setores complementares.