Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-02-28 às 13h06

«Continuar a ter boas políticas para continuar a ter bons resultados»

Primeiro-Ministro António Costa e Ministro da Economia, Caldeira Cabral, na Bolsa de Turismo de Lisboa, 28 fevereiro 2018 (Foto: José Sena Goulão/Lusa)
«Se estamos a ter bons resultados com as boas políticas que temos seguido, o que temos a fazer é muito simples: é não arrepiar caminho, é prosseguir o caminho que iniciámos, continuarmos a ter boas políticas para continuarmos a ter bons resultados», afirmou o Primeiro-Ministro António Costa durante uma visita à Bolsa de Turismo de Lisboa, que hoje abriu em Lisboa.

O Primeiro-Ministro referia-se aos dados do crescimento económico e do emprego publicados pelo Instituto Nacional de Estatística, que mostram que a economia cresceu 2,7% em 2017 e aproxima-se do valor de 2010, e que a taxa de desemprego de dezembro foi de 8,0%.

«A sustentabilidade da descida do desemprego depende do crescimento da economia e, por isso, é absolutamente essencial que nós prossigamos as boas políticas que nos têm permitido ter estes bons resultados», sublinhou.

Frutos das boas políticas

«Estes bons resultados não são obra do acaso», disse António Costa, acrescentando que «são obra certamente do trabalho dos agentes económicos, mas são também fruto das boas políticas» que o Governo tem seguido.

Estas políticas, «têm assegurado a estabilidade macroeconómica, que permitiu ao País sair do procedimento por défice excessivo, ver melhorado o seu rating internacional e ver diminuído o juro da dívida», «melhorar o rendimento das famílias e as condições de investimento por parte dos empresários». 

«É esse esforço e essas políticas que nós temos que prosseguir para continuar a crescer economicamente», criando mais «empregos com mais qualidade, maior estabilidade e mais bem remunerados» - uma ideia que tem reafirmado desde a Mensagem de Natal de 2017.

Inovar para continuar a aumentar exportação

António Costa disse também que «o que tem permitido sustentar o crescimento tem sido, sobretudo, as exportações e o investimento privado», acrescentando que Portugal está «há quase 20 anos, consecutivamente, a aumentar ano após ano as exportações – e, portanto, cada ano é um salto mais difícil, é uma vitória mais importante».

«Temos que continuar a apostar no crescimento com base nas exportações, agora para que isso aconteça é fundamental que esse investimento na inovação exista», sublinhou.

Os apoios para a inovação existem e os empresários e empreendedores têm sabido aproveitá-los, pois a cada concurso para candidaturas aos programas dos fundos comunitários são batidos «novos recordes de intenções de investimento», o que indica que «o fluxo de investimento ao longo deste ano vai continuar a aumentar».