Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-12-12 às 18h36

Conter a migração ilegal é prioridade da Iniciativa 5+5 Defesa para 2018

Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, na reunião dos Ministro da Defesa do Mediterrâneo Ocidental, Paris, 12 dezembro 2017
Os Ministros da Defesa dos países participantes da Iniciativa 5+5 Defesa, reunidos em Paris, declararam a vontade de fortalecer a cooperação mútua para conter a migração ilegal e combater o tráfico de seres humanos e as redes criminosas transnacionais no espaço do Mediterrâneo Ocidental. 

No final da reunião, o Ministro da Defesa Nacional português saudou o dinamismo da presidência francesa e os bons resultados atingidos em 2017 por esta organização de países do Mediterrâneo Ocidental. 

Azeredo Lopes sublinhou a importância de se reforçar a vertente operacional desta Iniciativa, em especial tornando mais complexo o cenário do exercício Seaborder, e preparando a realização de um exercício para as forças terrestres.

Os Ministros da Defesa concordaram na necessidade de se consolidar a dimensão terrestre de cooperação e encorajar o desenvolvimento de atividades relacionadas com o domínio da ciberdefesa, as forças especiais, o desenvolvimento de drones e o combate de engenhos explosivos improvisados.

O Ministro da Defesa Nacional português anunciou ainda para 2018 a organização em Portugal da segunda reunião de peritos dos 5+5 sobre ciberdefesa e o lançamento de um exercício nesta nova dimensão de cooperação entre as duas margens do Mediterrâneo Ocidental a realizar em Lisboa.

Parceria estratégica

Os governantes reafirmaram na declaração final do encontro que a Iniciativa 5+5 Defesa mantém-se como um pilar fundamental da parceria estratégica entre os países das costas norte e sul do Mediterrâneo Ocidental, baseada na «confiança mútua, no diálogo e na compreensão», constituindo um fórum de discussão único e um instrumento preferencial para a condução de atividades de cooperação concretas.

Os membros da Iniciativa refirmaram o seu interesse mútuo em promover a troca de informações e conhecimentos no âmbito da segurança e defesa, em respostas a ameaças e riscos comuns, bem como sublinharam o interesse em reforçar a sua cooperação no âmbito da segurança marítima e aérea.

Participaram na reunião a Argélia, França, Itália, Líbia, Malta, Mauritânia, Marrocos, Portugal, Espanha e Tunísia. A presidência da Iniciativa foi entregue a Itália, que sucede à França no exercício do mandato de um ano. 

A Iniciativa 5+5 Defesa foi lançada em dezembro de 2004 com o objetivo de desenvolver medidas concretas de cooperação entre os países do Mediterrâneo Ocidental, de modo a criar e manter um clima de confiança e de franca colaboração entre os seus membros, procurando dar um contributo significativo para soluções que respondam a preocupações comuns na área da segurança e defesa.