Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-03 às 8h42

Comunidade portuguesa no Canadá é «excelente cartão-de-visita» do que é Portugal

Centro Recreativo Português Lusitânia, Otava, Canadá, 3 maio 2018 (Foto: Paulo Vaz Henriques)
A comunidade portuguesa residente no Canadá é um «excelente cartão-de-visita» do que é Portugal e da grande oportunidade que constitui para os dois países o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Canadá, disse o Primeiro-Ministro António Costa no Centro Recreativo Português Lusitânia, em Otava, na primeira etapa da sua visita oficial.

«No Canadá, nós temos um excelente cartão-de-visita, que são vocês. Aquilo que o Canadá melhor conhece de Portugal são os portugueses e as portuguesas que vivem neste país», sublinhou.

Portugal alterou recentemente a Leia da Nacionalidade para reforçar a proximidade com portugueses emigrantes e os lusodescendentes: «A nacionalidade portuguesa é agora atribuída a mais lusodescendentes do que anteriormente», disse António Costa, que referiu a existência de uma proposta, em análise no Parlamento, para que cidadãos com dupla nacionalidade possam candidatar-se a deputados pelo círculo fora da Europa.

A atual «discriminação não faz sentido. Ninguém é menos português por ser canadiano. A vida deu-vos dois países e é nesses dois países que devem participar ativamente na vida política», afirmou.

O Governo criou também um sistema de recenseamento automático, pelo qual «aqui, no Canadá, o número de recenseados passará de 14 mil para 40 mil pessoas habilitadas a votar nas eleições portuguesas», acrescentou.

Acordo de comércio livre

O Primeiro-Ministro disse também que, no quadro do acordo de livre comércio entre o Canadá e a União Europeia «queremos aumentar as nossas relações económicas, políticas e culturais». 

«O acordo entre a União Europeia e o Canadá é uma grande oportunidade para Portugal - uma oportunidade que o País tem de saber aproveitar», afirmou, acrescentando que há potencial para aumentar a captação de investimento canadiano para Portugal, e de aumentar o investimento português no Canadá.

Numa declaração à imprensa, o Primeiro-Ministro disse que Portugal também pretende, com esta visita, reforçar o multilateralismo na política internacional, tendo como base as Nações Unidas.

António Costa referiu-se ainda à importância da «defesa comum no Atlântico», em que ambos os países participam através da NATO, e à visão comum que têm sobre as migrações, acrescentando que o Canadá apoiará o candidato português a Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações, o antigo comissário europeu e ministro António Vitorino.