Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-06-06 às 11h30

Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

O Governo assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com presença de vários Ministros e Secretários de Estado nas comemorações que se realizam por todo o mundo. Esta presença visa reconhecer o papel fundamental da Diáspora na afirmação de Portugal no mundo.

Assim, os seguintes membros do Governo participam nas próximas celebrações das Comunidades Portuguesas, aproveitando também para manter contactos oficiais com as autoridades dos países visitados:

O Primeiro-Ministro, António Costa, acompanhando o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participará nas comemorações do 10 de junho que decorrerão em Cabo Verde. Esta deslocação contará ainda com as presenças do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

A 10 de junho terá lugar, ao fim do dia, um encontro com a Comunidade portuguesa, na Escola Portuguesa da Praia. No dia 11, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Primeiro-Ministro, António Costa, deslocam-se à Ilha de São Vicente, onde o programa inclui a visita a uma exposição de arte africana e um encontro com jovens desportistas, acompanhado pelo jogador Eliseu, da Seleção Campeã da Europa de Futebol em 2016. À tarde desse mesmo dia, na Praça Amílcar Cabral, tem lugar um desfile das tropas de Cabo Verde, integrando uma representação das Forças Armadas de Portugal. As celebrações terminam com um encontro com a Comunidade portuguesa residente nesta ilha.

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro, e o Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, participarão na Festa do Dia Nacional no Luxemburgo, que se realizará no dia 6 junho, no auditório Cercle Cité, entre as 18:00 e as 20:30.

No Dia de Portugal, a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, estará em Pequim, no âmbito do Festival Cultura Portuguesa na China, onde se realizará um concerto pela Orquestra Sinfónica Nacional da China, dirigida pela maestrina Joana Carneiro e com atuação da soprano Elisabete de Matos (Beijing Concert Hall, 19:00). No programa das comemorações estão também previstas as exibições de filmes sobre o nosso país e o referido Festival. Ainda nesse dia, a Ministra inaugura na Biblioteca Nacional de Pequim a exposição Histórias da Torre do Tombo/Chapas Sínicas.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior estará no dia 10 de junho em Itália, participando na receção na residência oficial (entre as 18:30 e as 20:30), que incluirá um concerto de Luísa Sobral, a iniciar-se às 19:30.

No dia 13, Manuel Heitor marcará presença na receção oficial do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, promovida pela Embaixada de Portugal em Bruxelas, REPER e DELNATO, a realizar nas instalações da Câmara da Cidade (Hôtel de Ville, Grand Place), entre as 18:30 e 20:30, com presença de autoridades civis e militares belgas, membros do corpo diplomático, membros das instituições europeias, da sociedade civil belga e portuguesa e representantes da Comunidade Portuguesa. No dia 14, o Ministro assistirá ao concerto de Encerramento da Festa Nacional de Portugal, a realizar nas instalações da Câmara da Cidade de Bruxelas (Hôtel de Ville, Grand Place), promovido pela Federação das Associações Portuguesas na Bélgica. Trata-se de um evento de promoção da cultura portuguesa que decorrerá a partir das 19:00.

O Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, João Sobrinho Teixeira, estará nos dias 7 e 8 em Cenon, Bordéus, e no dia 9 em Bruxelas com as comunidades científicas e académicas.

Também presente em comemorações associadas ao Dia de Portugal junto das Comunidades, a Ministra da Saúde estará em Manchester, no dia 10 de Junho, na receção às comunidades oferecida pelo cônsul geral, que decorrerá entre as 16:30 e as 18:30. No dia seguinte, a 11 de Junho, Marta Temido desloca-se a Londres para participar na receção oferecida pelo Embaixador, na Residência do Embaixador, a ter lugar entre as 18:30 e 20:30.

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação visitará a Suíça onde irá marcar presença em Zurique, no dia 10, na receção oferecida pelo Cônsul-Geral entre as 17:00 e as 21:00. Pedro Nuno Santos participará, também, no dia 11, na receção oferecida na Residência do Embaixador, às autoridades suíças – federais, cantonais e municipais –, ao corpo diplomático e a diversos representantes da comunidade portuguesa, das 17:30 às 20:00.

Moçambique será visitado pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, que participará na receção oficial de Comemoração do Dia de Portugal, em Maputo, no dia 11, coorganizada com o Consulado-Geral em Maputo e com a Comissão de Eventos da Comunidade Portuguesa, no Hotel Montebelo Indy.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, estará em França nos dias 7, 8 e 9 de junho, em Cenon (Bordéus), Toulose e Pontault-Combault (Paris) onde participará em iniciativas organizadas por associações franco-portuguesas para assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

No Canadá, em Toronto, o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, participará, no dia 9, na Parada do Dia de Portugal e na Homenagem aos Voluntários e, no dia 10, pelas 18:30, na receção oferecida na Câmara Municipal de Toronto.

A Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, estará na África do Sul nos dias 8, 9 e 10, participando em variadas atividades em Joanesburgo (8 e 9) e Pretória (10), incluindo uma receção na Embaixada de Portugal por ocasião do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades portuguesas, no dia 10 de junho, pelas 12:30.

No Brasil, Rio de Janeiro, estará a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, onde no dia 9, se realizará uma cerimónia com início às 16:00 que fará parte da programação do Portugal 360 na Cidade das Artes, com apontamentos musicais e desfile de trajes.