Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-24 às 12h36

Comemorações do 25 de Abril na residência oficial do Primeiro-Ministro

No 44º aniversário da Revolução dos Cravos, a chaimite Bula, comandada em 25 de abril de 1974 pelo Capitão Salgueiro Maia durante as operações militares, terá um lugar de destaque nas comemorações do 25 de abril, na residência oficial do Primeiro-Ministro.

A viatura militar que integrou a coluna de Salgueiro Maia de Santarém para Lisboa e que transportou o ex-Presidente do Conselho, Marcelo Caetano, quando saiu do Quartel do Carmo após rendição, estará estacionada nos jardins de S. Bento ao lado de um conjunto de fotografias que atestam alguns dos momentos mais marcantes daquele dia.

O Fado, os processos de manufatura da olaria preta de Bisalhães, de chocalhos e das figuras em barro de Estremoz, como representantes nacionais do Património Cultural Imaterial da Humanidade terão, por iniciativa do Primeiro-Ministro, um papel de relevo nas comemorações deste ano, na Residência de São Bento.

As atuações de Aldina Duarte, Ricardo Ribeiro e Filipe Raposo - com um espetáculo de tributo a Zeca Afonso, da orquestra de alunos do Hot Clube de Portugal - que este ano celebra 70 anos - e do projeto E-nxada são os destaques das participações musicais. Os gigantones, cabeçudos e bombos de Viana do Castelo darão as boas vindas a todos os visitantes e para os mais novos decorrerão vários espetáculos de marionetas.

A gastronomia portuguesa estará representada com uma mostra e venda de produtos regionais. 

No âmbito da participação cívica, os visitantes poderão contribuir com propostas para a edição de 2018 do Orçamento Participativo Portugal.


No dia 25 de abril, a residência oficial do Primeiro-Ministro estará de portas abertas entre as 14h30 e as 19h00.