Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-11-16 às 14h59

Centros de Alto Rendimento são fundamentais para afirmação de Portugal como destino desportivo

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na sessão de encerramento do projeto de internacionalização da Rede Nacional de CAR, Rio Maior, 16 novembro 2018
O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou que a promoção internacional dos Centros de Alto Rendimento (CAR) é fundamental para a sua viabilidade económica e para a afirmação de Portugal como destino desportivo.

Durante a sessão de encerramento do projeto de internacionalização da Rede Nacional de CAR, em Rio Maior, o Ministro destacou a «mais-valia» da iniciativa para a promoção internacional dos atletas e das federações e para a monitorização «do potencial de rentabilização dos CAR.»

O projeto visa potenciar a promoção dos 14 centros de alto rendimento no País (abrangendo 18 modalidades desportivas) em dez novos mercados internacionais, designadamente, Alemanha, Angola, Austrália, Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Suécia.

A internacionalização da rede, cujo projeto deverá ficar concluído até ao final do ano, está a ser feita com recurso à produção de vídeos e manuais técnicos alusivos aos respetivos CAR, apresentando ainda Portugal como um destino desportivo.

Para já, 20 jornalistas dos 10 países e 60 dirigentes, decisores, técnicos e treinadores de todas as modalidades representadas nos CAR visitaram as estruturas nacionais.

Paulo Frischknecht, presidente da Fundação do Desporto, referiu que os CAR mais conhecidos, como o de Jamor e de Rio Maior, «têm uma ocupação plena» ao longo do ano, mas «na restante parte da rede, há ainda alguns em que é necessário suprir algumas lacunas em termos de eficácia» para que seja atingida «a sua plenitude.»

O projeto de Internacionalização da Rede Nacional de CAR tem um orçamento de 1,2 milhões de euros, suportado pelo programa Portugal 2020.

A sessão de encerramento do projeto ficou ainda marcada pela inauguração, no CAR de Rio Maior, de uma sala de estudo de apoio à Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE).

No país existem atualmente 16 UAARE que, conforme refere Tiago Brandão Rodrigues, «apoiam 350 alunos/atletas, que praticam 32 modalidades» e cujo sucesso escolar ronda os 90%.