Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-21 às 14h11

Centrar «atenções na prevenção e na limpeza das florestas» para melhor combater os incêndios

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na conferência de imprensa após a divulgação do relatório independente sobre os incêndios de outubro de 2017, Lisboa, 21 março 2018 (Foto: António Pedro Santos/Lusa)
«A melhor forma de estarmos prontos para o combate aos incêndios é centrarmos as atenções na prevenção e na limpeza das florestas», afirmou o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, numa conferência de imprensa em Lisboa.

Na sequência da divulgação do relatório da Comissão Técnica Independente sobre os incêndios de outubro de 2017, o Ministro referiu que o Governo vai fazer uma «aprofundada análise» ao documento e reforçou que «a prioridade absoluta do Governo tem sido olhar para os desafios de médio e longo prazo».

Eduardo Cabrita destacou as medidas de combate às alterações climáticas, o reordenamento da floresta e de valorização económica e social das regiões do interior como as prioridades da estratégia a médio e longo prazo.

O Ministro afirmou também que, na análise ao relatório, o Governo será muito exigente com todas as entidades concessionadas de serviços públicos, estradas, ferrovias ou redes de distribuição de energia elétrica «no cumprimento das obrigações que estão na lei desde 2006» de defesa da floresta contra incêndios.

O Presidente da Estrutura de Missão para a Instalação do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, Tiago Oliveira, fez uma primeira apreciação ao relatório entregue na Assembleia da República a 20 de março.