Campanha para poupança de água vai abranger todos os setores - XXI Governo - República Portuguesa

Notícias

2018-02-21 às 16h21

Campanha para poupança de água vai abranger todos os setores

Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes
O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que o Governo está a preparar uma nova campanha para poupança de água que vai abranger todos os setores.

Na comissão parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, o Ministro referiu que em 2018 a ação de sensibilização «tem de ser dirigida a todos» e não apenas ao uso doméstico para evitar que falte água na torneira das pessoas.

A campanha vai ser lançada em março e será dirigida «a todos os outros grandes utilizadores de água, como a pecuária, a agricultura, a rega e a indústria». «Temos mesmo de alargar a campanha a todos porque na altura já todos os agricultores sabiam bem que estavam em seca, não era preciso dizer-lhes para pouparem água», acrescentou.

O Ministro reforçou a importância de os cidadãos se adaptarem às novas condições do clima e reduzam os consumos de água.

Entre as ações de combate à seca listados, está a limpeza dos fundos das albufeiras para garantir que o volume de água agora inútil passará a ter qualidade para ser utilizada.

O alteamento em duas albufeiras, o reforço das ligações a partir do Alqueva e de outras barragens, e o apelo para que agricultores que necessitam de água do Alqueva o digam o mais rapidamente possível, para permitir a organização do acesso ao recurso, são outras medidas do Governo.

O tratamento de águas residuais para reutilização terá um plano em junho para que as 50 maiores Estações de Tratamento de Água Residual estejam preparadas para que todo o seu efluente possa vir a ser usado.


Tags:
água
Áreas:
Ambiente